Bem estruturado, gostosa de ler, séria no que propõe o conteúdo da resenha elaborados por Vívian Lara Cáceres Dan aparece num momento muito oportuno da história ao qual nos proporciona um conhecimento maior sobre a vivencia no de trabalhadores na fabrica e a forte influencia que os burgueses desempenham na revolução constante dos meios de produção. Oportuno porque por estas terras ainda existe uma carência de reflexões criticas sobre o tema abordado, que pode levar o homem à compreensão e transformação do mundo.
Por outro lado, a explicitação do processo histórico na ótica apresentada por Vivian nos permite enxergar, com maior grau de lucidez, as trajetórias das correntes filosóficas de doutrinadores da área de Administração, bem como as teorias defendidas por diversos autores no tema em questão.
Na introdução o texto mais intrigante, criativo e desafiador do trabalho, a autora explicita/enfoca a relação de dominante & dominado a partir de alguns conceitos tayloristas que são trazidos a lumes, o qual é muito interessantes e prazerosos de ler, ou seja, as técnicas para fazer o trabalhador produzir mais numa jornada de trabalho. Outro fator interessante no trabalho é a discussão sobre a rearticulação das lutas de classe, tema este que vem sendo colocado em foco no século XXI, um exemplo é a mobilização da população trabalhadora que através de passeatas, greve reivindica melhores distribuições de renda e condições de trabalho digno.
Percebemos que a autora coloca em cheque também a terceirização, temas este que do ponto de vista do empregador a mão de obra vai ficar mais barata e o mesmo não vai ter o vinculo direto com este empregador. Já no ponto de vista do trabalhador este modelo é inviável. Uma vez que, o mesmo não é valorizado e nem tem garantia de empregabilidade. Um exemplo e o hospital Metropolitano de Várzea Grande-MT, o governo deixou de abrir concurso publico, para contratar uma cipa para gerir o hospital, sendo que este fato esta causando revolta para os funcionários que ali trabalham devido ao salário baixo e a responsabilidade ser muito grande.
LINHART, Robert. Greve na Fábrica. RJ: Paz e Terra.
Resenha crítica de : Elizeu Almeida dos Santos Pall
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
No comments:
Post a Comment