Projeto educativo do Hospital Santa Joana, que começa sexta (10) em parceria com a Prefeitura da cidade, vai oferecer ações de responsabilidade socioambiental e exames preventivos a turistas e moradores durante todo o mês de janeiro
Ressaltar a necessidade da prevenção de doenças, estimular a melhoria na qualidade de vida e orientar sobre a conservação do meio ambiente e a importância da reciclagem são o mote de uma grande campanha educativa que vai tomar Porto de Galinhas neste verão. Segundo os organizadores, a expectativa é atingir 5.000 pessoas durante o período, promovendo o equilíbrio, o bem-estar e os cuidados preventivos com a saúde humana e também com a preservação do meio ambiente.
Trata-se do projeto Verão com Saúde, iniciativa do Hospital Santa Joana que acontece pelo oitavo ano consecutivo, em parceria com a prefeitura da cidade, e tem a finalidade de levar gratuitamente aos pernambucanos e aos visitantes ações de responsabilidade socioambiental e de cuidados com a saúde em um das estações mais importantes do ano. “O Santa Joana é referência no descarte e gerenciamento de resíduos hospitalares e queremos dividir nossa experiência com a população. Por isso, fazemos esta grande ação de educação socioambiental e cuidados com a saúde em Porto de Galinhas, uma das praias mais visitadas do Brasil”, diz Juliana Vieira Maranhão, diretora executiva do Hospital.
As ações acontecerão de 10 de janeiro a 01 de fevereiro, de quinta a sábado, das 17h às 22h, em um estande montado em frente ao restaurante Beijupirá, onde serão desenvolvidas atividades socioambientais, de cuidados com a saúde e recreativas. No “Espaço Saúde”, aberto sextas e sábados, das 17h às 22h, será oferecido atendimento gratuito com a realização de serviços básicos de saúde como: aferição da pressão arterial e testes de anemia e de glicemia. O local contará ainda com uma área onde os visitantes poderão ter acesso a informações sobre o Hospital e dicas de saúde, tudo de graça.
No estande, haverá também uma área destinada à realização de atividades multifuncionais e oficinas com foco na qualidade de vida e na conservação do meio ambiente. Para os adultos, aulas de ginástica funcional, modalidade muito procurada atualmente nas academias, serão ministradas por educadores físicos que ensinarão como fazer os exercícios em casa, com objetos e utensílios domésticos. Outra atração será a oficina de nutrição, com dicas de saúde, alimentação saudável e receitas rápidas para o verão. Para o público infantil, o destaque são as oficinais educativas para a confecção de monstrinhos e de brinquedos artesanais com material reciclado. Elas serão realizadas pelo artista plástico Jacaré e visam conscientizar crianças e adolescentes sobre a reciclagem e sobre o reaproveitamento dos materiais.
Outra atividade programada é o “Voluntários em Ação”, que consiste na participação de aproximadamente 100 funcionários que fazem parte do grupo de voluntariado do Hospital Santa Joana. Eles percorrerão as areias das praias de Porto de Galinhas conscientizando banhistas e barraqueiros sobre a importância da reciclagem e distribuirão sacos de lixo. Quando a maré subir, eles irão para o centro da cidade onde realizarão o mesmo trabalho em prol da conservação do meio ambiente com os comerciantes.
Confira a programação
- De 10/01 a 01/02, de quinta a sábado, das 17h às 22h: funcionamento do estande;
- De 10/01 a 01/02, sextas e sábados, das 17h às 22h: realização de exames de saúde;
- Dias 11, 17 e 31/01, às 19h: aula funcional com professores de Educação Física;
- Dia 18/01, às 19h: oficina de monstros utilizando materiais reciclados, com o artista plástico Jacaré;
- Dia 18/01, das 9h às 16h: grupo de voluntários do Hospital Santa Joana realizará trabalho de conscientização e distribuição de sacolas de lixo na praia e nas lojas do centro da cidade;
- Dia 24/01, às 19h: oficina de brinquedos utilizando material reciclado, com o artista plástico Jacaré;
- Dia 25/01, às 19h: oficina sobre a preparação de refeições leves e saudáveis, com a equipe de Nutrição e Dietética do Hospital Santa Joana.
Para participar, basta se inscrever no local. Cada atividade terá disponibilidade para 20 participantes.