Thursday, March 21, 2013

Consumidor: Mais transparência nos serviços bancários


Regras buscam facilitar o entendimento da natureza e dos custos envolvidos nas contratações



Para aumentar a transparência das informações na contratação de serviços bancários, de operações de crédito e de câmbio, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou três novas resoluções, publicadas no Diário Oficial da União da última segunda-feira (18). As medidas buscam facilitar o entendimento da natureza e dos custos envolvidos nas contratações, reduzir a assimetria de informações e ampliar a comparação entre fornecedores. As regras para operações de câmbio já estão em vigência. As outras passam a valer a partir de julho.

Pela medida, os bancos serão obrigados a criar três novos pacotes padronizados de tarifas para contas de depósito. Será preciso também esclarecer ao cliente sobre a possibilidade de optar pela utilização de serviços e pagamento de tarifas individualizados, sem a necessidade de adesão ou contratação específica de pacote. Os bancos terão também que criar e divulgar três novos pacotes padronizados de serviços associados a contas de depósito (serviços prioritários), além do pacote padronizado já existente (serviços de cadastro, cheque, saque, extrato e transferência de recursos).

As instituições financeiras terão que deixar claro as condições do pacote que o cliente pretende contratar e as diferenças entre a opção escolhida e os demais. O cliente, no entanto, não será obrigado a aderir a um dos pacotes e, se quiser, pode optar por pagar separadamente por serviços avulsos. A regra deve constar do contrato de abertura da conta.

Operações - Nas operações de crédito, o banco deve informar o Custo Efetivo Total (CET), valor total da dívida mais juros, encargos e despesas, antes da contratação do crédito ou do arrendamento financeiro. O CET é o valor total que será pago e inclui, além do montante e dos juros, outras despesas incluídas no empréstimo, como tarifas cobradas pela instituição financeira. O cálculo do CET também deve ser inserido nos contratos, identificando o valor de cada despesa e o porcentual relativo ao valor total.

Para operações de câmbio, deve ser informado o Valor Efetivo Total (VET), que corresponde ao valor da taxa de câmbio, os tributos incidentes, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e a tarifa cobrada.


Posted by Coderz LAB at 7:28 AM
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest
Labels: artigo

No comments:

Post a Comment

Newer Post Older Post Home
Subscribe to: Post Comments (Atom)
Powered by Blogger.

Blog Archive

  • ►  2014 (14)
    • ►  January (14)
  • ▼  2013 (563)
    • ►  December (36)
    • ►  November (44)
    • ►  October (50)
    • ►  September (36)
    • ►  August (92)
    • ►  July (89)
    • ►  June (54)
    • ►  May (67)
    • ►  April (62)
    • ▼  March (33)
      • Bic Flex 4 aposta forte no mercado de recarregáveis
      • 270 trabalhos inscritos para o Prêmio Cristina Tav...
      • Compesa lança nova campanha assinada pelo Gruponove
      • "Tradutor", da AlmapBBDO para Pepsi, ganha "O Melh...
      • Bradesco lança campanha sobre antecipação de resti...
      • Encontro em Recife discute vertente da educação
      • NESCAU Cereal lança promoção “#caderno+irado” e pr...
      • Moma Propaganda lança Moma Promo
      • Pesquisa ouvirá o setor hoteleiro sobre o SBClass
      • Rio 2016™ seleciona empresas para terceira fase d...
      • O Boticário apresenta, no SPFW, o movimento Viva L...
      • O Lar de Clara em campanha solidária
      • Consumidor: Mais transparência nos serviços bancários
      • Lacta: Páscoa personalizada no Shopping Recife
      • Grey141 Brasil participa de encontro global do Gre...
      • SBT divulga “shortlist” do Prêmio “O Melhor Comerc...
      • Roberto Justus em aula inaugural do IBMEC/RJ
      • Gruponove cria campanha para a Prosegur
      • Sorvete Skol chega aos bares de São Paulo e Rio de...
      • Semana de Museus encerra inscrições com recorde de...
      • Abertas inscrições para o seminário "Água, Comunic...
      • Fri-Sabor desenvolve novidade para a Páscoa
      • Cascola chama Felipe Andreoli para comprovar resis...
      • Em ação de Páscoa, Lacta transforma sala de cinema...
      • Coca-Cola Brasil promove 3ª edição do Prêmio Pembe...
      • Chegando! 4ª edição do Balacoday será no dia 23 de...
      • Gruponove desenvolve campanha de Páscoa para a Lacta
      • Grazi Massafera é a nova estrela da campanha do Extra
      • Rishon Cosméticos participa da maior feira de bele...
      • Camarote Devassa no show de Elton John
      • O Boticário promove ação para o Dia da Mulher em R...
      • Campanha para Superinteressante tem criação da Moma
      • Shopping Recife promove caça aos ovos de Páscoa
  • ►  2012 (27)
    • ►  March (23)
    • ►  February (4)
  • ►  2011 (26)
    • ►  January (26)
  • ►  2010 (249)
    • ►  December (33)
    • ►  November (31)
    • ►  October (32)
    • ►  September (31)
    • ►  August (34)
    • ►  July (34)
    • ►  June (31)
    • ►  May (23)

Faculdade do Dinheiro - O maior Clube de Membros - DOWNLOAD GRÁTIS