A cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, recebe um espetáculo grandioso do renomado artista italiano Valerio Festi. A produção teatral “A Festa de Reis” estreou no dia 13 de dezembro, no Pátio Chucre Mussa Zarzar, com reapresentações nos dias 14 e 15. No primeiro final de semana do evento, mais de 30 mil pessoas assistiram ao espetáculo. As apresentações continuam nos dias 20 e 21, às 19h30min, sempre com entrada gratuita. Composta por artistas brasileiros e italianos, entre acrobatas, bailarinos e atores, o projeto tem como fio condutor a tradição do reisado. O espetáculo, criado pelo artista italiano Valerio Festi, continua a trilogia iniciada no Natal de 2011 quando realizou na cidade o espetáculo “Sonhos da Pastorinha Diana” e, depois, em 2012, deu sequência com a produção “A Luz do Mundo”. Há 35 anos, a empresa cria e produz eventos monumentais em mais de 200 cidades do mundo.
O Natal de Gravatá é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá e patrocínio do Itaú e Eletro Shopping, além de incentivo da Lei Rouanet pelo Ministério da Cultura. O evento espera receber este ano aproximadamente 100 mil pessoas em cinco apresentações.
Em “A Festa de Reis”, o artista Valerio Festi e a dramaturga Monica Maimone criaram um espetáculo grandioso que narra o nascimento de uma festa que encantou o coração dos nordestinos: O Reisado. Esta manifestação cultural recheada de histórias sacras e profanas, de canto e de dança, de gregas douradas, espelhinhos e fitas, conserva uma essência marcante, atrelada à viagem dos Reis Magos.
Valerio Festi e sua equipe prepararam um belo espetáculo em 360°, com uma infraestrutura que inclui: um palco fixo e outros diversos móveis, grandes máquinas cênicas que circularão entre o público, bacias com 1,2 mil m³ de água para performances aquáticas e telas para projeções em vídeo. A coreografia vertical é do francês Phillipe Riou, que preparou inovadoras performances acrobáticas de rapel, enquanto a italiana Elisa Barucchieri preparou as aéreas. Em um dos números flutuará sobre um piano.
Com uma ocupação hoteleira anual de 65%, nos finais de semana do evento a cidade atinge os 90%. Em suas duas primeiras edições, o espetáculo atraiu 280 mil pessoas e gerou R$ 18 milhões de receita turística. “O Natal de Gravatá evoluiu bastante. Podemos considerar hoje um produto em consolidação. Estamos na terceira edição do espetáculo e já conseguimos atrair um público que até então frequentava apenas as praias pernambucanas no verão. Com o projeto, incentivamos a visita ao Agreste e estimulamos o turismo cultural”, avalia o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
Trabalho social
Dos bailarinos participantes do espetáculo, uma parcela é composta de artistas locais, selecionados através de um casting realizado pelo Studio Festi na cidade - são 15 integrantes do Grupo Reisado Imperial, 32 bailarinos pernambucanos selecionados pela coreógrafa Elisa Barrucchieri, além de oito acrobatas locais. Esse trabalho social tem apoio da ONG G.A.M.R, de Gravatá e vem preparando os artistas através de workshops realizados na cidade.
O evento
Os eventos do Studio Festi são fruto de uma experiência artística sem paralelo no mundo. Munidos de uma sólida formação histórica e artística, o estúdio tem a capacidade única de interpretar, vivenciar e homenagear as diferentes culturas de cada país. Entre outros feitos, Valerio Festi assinou a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim; o Campeonato Mundial de Natação, em Roma; a cerimônia de chegada da tocha Olímpica em Macau, na China; e a entrada do solstício de verão em São Petersburgo, na Rússia.
No Brasil, sua arte já ganhou projeção com o “Ensaio Sobre a Beleza”, espetáculo que, em outubro de 2011, abriu oficialmente o Momento Itália-Brasil, no Rio de Janeiro. Valerio também criou – em 2011 e 2012 - a “Galeria de Luz” para o Natal de Curitiba, composta por 50 mil lâmpadas e com mais de 350 metros de extensão, montada na histórica rua XV de Novembro.
Entre outros feitos, o artista italiano assinou a iluminação natalina das Galerias Lafayette em Paris, a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, o Campeonato Mundial de Natação em Roma, a chegada da tocha Olímpica em Macau, a entrada do solstício de verão em São Petersburgo e a realização de um desfile de moda da grife Fendi, na Muralha da China, em Pequim.
FICHA TÉCNICA:
Diretor Artístico: Valerio Festi
Dramaturgia: Monica Maimone
Diretor Geral: Sandro Tranchina
Diretor de criação: Roberto Rebaudengo
Coreografias aéreas: Elisa Barucchieri
Coreografias em vertical (rapel): Philippe Riou
Coreografias de palco: Elisa Barucchieri com Wanderson José
Cenografias: Roberto Rebaudengo
Figurinista: Nilson Lourenço
Iluminador: Jathyles Miranda
Diretora de Projeto: Manuela Derks Fanucchi
Produção Executiva: Alessandra Rossetti
Assistente da Direção: Naní Maimone
Direção dos Artistas: Serena Martucci
Revisão de texto: Maria Cristina de França Rocha
Vídeo produção : Jonatas Marques com Ricardo Lima
Diretor Técnico: Daniele Cappelletti com Gabriele Dall’Osto
Técnicos de cena: Gabriele Dall’Osto, Danilo Piccioni, Damiano Fiorella, Claudio Sberna, Francesco Panelli, Giacomo Malvezzi, Olmo Verderio
Acrobacias aquáticas: Maria Agatiello e Ada Ossola
Dança com o fogo: Louisa Bouleviar e Thierry Kruchten
Artistas locais: Grupo Reisado Imperial – 15 integrantes; 32 bailarinos pernambucanos selecionados pela coreografa Elisa Barucchieri; 8 acrobatas pernambucanos;
Gráfica: Marco Maccecchini com Fabrizio Tessitore e Ricardo Lima
Edição de som e texto: Muzak Studio
No comments:
Post a Comment