Um dos mais famosos refrigerantes do mundo, a PEPSI, completa 60 anos de Brasil em 2013. Para celebrar, a marca traz ao mercado quatro edições limitadas de latinhas: três versões reeditadas, com identidade visual que fizeram parte de sua trajetória nos anos 50, 70 e 90, e uma lata atual com o selo comemorativo de 60 anos no País.
As embalagens reeditadas combinam elementos retrô com uma roupagem moderna. Já a lata atual ganhou um selo comemorativo. As versões prometem se tornar objeto de desejo de fãs e colecionadores.
PEPSI® em 60 anos de Brasil
Há exatos 60 anos, PEPSI®, entrava no Brasil pela primeira vez. Uma historia de sucesso que começou em 1953, quando Heitor Pires, ousado empresário português, trouxe o refrigerante para Porto Alegre. Porém, para conhecer o início dessa trajetória, precisamos voltar ao ano de 1898, quando o jovem farmacêutico Caleb Bradham, em busca de uma nova bebida refrescante, superou todas as expectativas, dando origem à fórmula de Pepsi, que em pouco tempo já fazia sucesso em vários lugares do mundo.
Desde o início a marca inovou em suas estratégias de comunicação. Em 1933, durante o considerado pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX, Pepsi passou a ser comercializada nos EUA em embalagens de 360 ml - o dobro de seus concorrentes - pelo mesmo preço. Em 1958, PEPSI® lançou globalmente campanhas mais sofisticadas como “Seja sociável, tome uma Pepsi”. Foi a primeira ação da marca a focar nos jovens como público-alvo. Desde então, moderna e descolada, a marca sempre acompanhou o comportamento e ideologia dos jovens em suas épocas.
Já no Brasil, PEPSI® foi uma das primeiras marcas a inaugurar o mobile marketing, com as promoções “Se liga no celular” e “Dádádá”.
Outro território que a marca sempre atuou com bastante propriedade é o de celebridades em suas propagandas. No decorrer dos anos 90, uma longa lista de estrelas emprestou imagem à PEPSI®, incluindo ícones da música pop como Michael Jackson, Lionel Ritchie, Tina Turner, David Bowie e Gloria Estefan. Mais recentemente, divas como Britney Spears, Nicki Minaj e Beyonce.
No Brasil, atores como Rodrigo Faro, Cauã Reymond, Jonatas Faro, Ellen Roche, o apresentador Ronnie Von, o jogador Paulo Henrique Ganso e o técnico Joel Santana e já estrelaram os irreverentes comerciais da marca.
Inovações de Pepsi ao longo de 60 anos no Brasil:
1953 - Chegada de Pepsi ao Brasil
1960 - Desde o início Pepsi inovou em suas estratégias de comunicação. Uma ação muito comum hoje, e que a marca já utilizava em meados de 1960, é convidar celebridades para participarem de suas propagandas.
1997 - A PepsiCo firma acordo de franquia com a AmBev para produção e comercialização dos produtos Pepsi no Brasil. A empresa passou a ser a responsável pela presença de todo o portfólio da marca no território nacional.
1998 - Lançamento de Pepsi Light, refrigerante sem adição de açúcar e baixo teor de sódio;
2000 - Conhecida pela sua forte ligação com a música, Pepsi começa a patrocinador oficial do maior festival de música do Sul do país: o Planeta Atlântida (RS).
2002 - Marca mais inovadora da categoria, Pepsi foi pioneira no lançamento de produtos como Pepsi Twist, primeiro refrigerante brasileiro com um toque de limão.
2003 - Alinhada com a plataforma música, Pepsi também se torna umas das marcas patrocinadoras oficiais do Festival de Verão (BA).
2003 - Lançamento da garrafa PET “A Pegada”. A embalagem de 2 litros tinha formato anatômico para facilitar a "pegada". Foi lançada no Brasil antes de ser levada a outros países.
2005 - Moderna e descolada, Pepsi sempre acompanhou o comportamento e ideologia dos jovens em suas épocas. No Brasil foi uma das primeiras marcas a inaugurar o mobile marketing, com as promoções “Se liga no celular” e “Dádádá”.
2006 - A marca colocou Porto Alegre na rota de shows internacionais com a abertura do Pepsi on Stage, considerada a maior casa de shows do Sul do Brasil, e onde já se apresentaram atrações nacionais e internacionais do porte de Joss Stone, Alanis Morissette, Chuck Berry, The Black Eyed Peas, Lauryn Hill, O Rappa, Seu Jorge, Planet Hemp, entre outros.
2010 - PEPSI® lançou mais uma estratégia de comunicação diferenciada: a campanha “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi”, que se tornou um sucesso e é o slogan da marca até hoje.
2011 - Lançamento de Pepsi Twist Zero, versão da Pepsi Twist sem adição de açúcar da Pepsi Twist.