Tuesday, June 25, 2013

Cultura dos exibidores versus digitalização das salas de cinema = desafio


Por Laudson Diniz
Os exibidores nacionais já estão há algum tempo se movimentando em direção a digitalização inevitável. No entanto muito trabalho ainda tem que ser feito. O Brasil está 70% abaixo da média mundial quando se trata da digitalização dos cinemas: a Agência Nacional do Cinema (Ancine) indica que atualmente apenas 30% das cerca de 2.500 salas brasileiras estão digitalizadas. Para acelerar este processo, o governo brasileiro definiu o ano de 2014 como meta para que todas as salas de cinema passem do modo analógico para o digital.
Os principais entraves teoricamente foram quebrados com a desoneração e o lançamento da nova linha de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). No entanto, o processo de aprovação de crédito pode ser um obstáculo para o alcance da meta, além dos acordos de VPF (Virtual Print Fee), os quais os exibidores ainda estão avaliando qual seria a melhor opção. Comum em outros países, o VPF consiste no pagamento feito pelo distribuidor por cada filme beneficiado pelas salas digitais.
Hoje o principal desafio é a própria migração de cultura dos cinemas, que passam a utilizar tecnologia em todo seu processo, desde a programação que alguns ainda fazem no papel até o controle online da bilheteria. Os profissionais de exibição precisam de uma atualização e os fabricantes estão cada vez mais investindo em treinamentos no Brasil.
A Cinelive, por exemplo, lançou neste ano a Cineduca, uma ferramenta voltada para a capacitação e atualização de profissionais, na qual a equipe de projeção dos cinemas tem contato com conteúdos ministrados pelos fabricantes dos projetores digitais por meio de um site para suporte dos cursos ministrados, ao vivo, nos cinemas.
Mas é importante ressaltar que o principal beneficiário desta digitalização, sem dúvida, é o grande público. Os cinemas deixam de ser apenas um lugar para exibição de filmes e passam a ser um local com uma infinidade de aplicações, exibindo conteúdo em alta definição como shows, óperas e jogos esportivos, fortalecendo a implantação de salas especiais com serviços diferenciados ou formatos especiais como o 4D. Até o setor corporativo tem muito a ganhar, uma vez que é possível transmitir treinamentos e palestras para funcionários espalhados pelo país simultaneamente.
*Laudson Diniz é gerente executivo da Cinelive, pioneira em transmissão de conteúdo digital via satélite para cinemas
Posted by Coderz LAB at 12:30 AM
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest
Labels: artigo, artigos

No comments:

Post a Comment

Newer Post Older Post Home
Subscribe to: Post Comments (Atom)
Powered by Blogger.

Blog Archive

  • ►  2014 (14)
    • ►  January (14)
  • ▼  2013 (563)
    • ►  December (36)
    • ►  November (44)
    • ►  October (50)
    • ►  September (36)
    • ►  August (92)
    • ►  July (89)
    • ▼  June (54)
      • Senac promove Semana TI Verde
      • Propeg cria campanha que alerta contra a perigosa ...
      • Grey141 comemora conquistas do Festival de Cannes
      • PRÊMIO ESTAMPA BRASIL RENNER com inscrições abertas
      • Abertas as inscrições para a Edição 2013 da Copa C...
      • “Causa Brasil” – plataforma identifica reivindicaç...
      • Fãs de MMA, surfe e skate ficam ao lado dos ídolos...
      • PÃO DE AÇÚCAR MANTÉM PARCERIA COM CLARICE FALCÃO
      • Cultura dos exibidores versus digitalização das sa...
      • Dia Nacional de Combate ao Diabetes
      • Tang lança campanha voltada para reciclagem e música
      • Recife nas ruas. Foi lindo!
      • Honda Motos apresenta o Admirável Mundo Novo da PCX
      • Lew’Lara\TBWA cria campanha que reforça confiabili...
      • Lojas Renner lança aplicativo inédito para o Faceb...
      • Gruponove cria campanha irreverente para o Aqui PE
      • Desculpe-nos por hoje! É que fomos ali exigir um B...
      • Casa Pernambuco agita Gravatá
      • Que maravilha! Praias pernambucanas entre as 8 mel...
      • Globo promove Festa do Mídia no Chevrolet Hall
      • Telefônica Vivo promove final de Desafio
      • Farmácia Roval faz campanha de conscientização amb...
      • Sonho de Valsa promove histórias apaixonadas no Sã...
      • Ação da Sony Mobile convida os consumidores a conh...
      • Shopping Recife está vestido para o São João
      • Comercial da VIVO fala de brasileiro receptando ta...
      • Gruponove desenvolve campanha e ações para a Cacha...
      • Centro de Convenções de PE recebe Congresso Intern...
      • Centauro inaugura Full Size, loja de rua com 3 mil...
      • Abertas as inscrições para o 11º Congresso Interna...
      • Promoção da Pizzaria Atlântico dará a vencedor um ...
      • “Amor aos seus pés” é o tema da campanha do namora...
      • O Boticário estreia websérie Lindas e Tensas
      • Marca alemã de metais Hansgrohe chega ao Recife
      • A Eisenbahn apresenta Concurso Mestre Cervejeiro
      • Powerade ION4 vai sortear bolas da Copa das Confed...
      • São divulgados os nomes dos ganhadores do II Festi...
      • Moma destaca monarquia em pôsteres criados para ba...
      • Revista MENSCH aposta em novos rostos para Capa
      • Coach estreia com peças de luxo e famosos
      • Maybelline investe em ação no Shopping Recife‏
      • Grupo Eco-Charme chega a Fernando de Noronha
      • Dupla da Paranoid tem curta selecionado para o Mos...
      • Aplicativo da Topper mostra check up do corações ...
      • Sonho de Valsa lança ação com mais de 1 milhão em ...
      • Rota do Mar lança promoção exclusiva para mídias s...
      • Rainha traz Ícones do passado como estrelas de cam...
      • Kaiser lança segundo comercial de campanha com Mar...
      • A novaiorquina Coach comemora 1 ano no Brasil com ...
      • Hagua recebe dois ouros na etapa regional da AMPRO...
      • Hertz mostra aluguel de veículo em diferentes mome...
      • Série: EMPETUR a embaixadora de Pernambuco
      • Cinelive e ESPN colocam final da UEFA no Top 10 do...
      • Pernambuco dá Sorte estreia campanha de São João
    • ►  May (67)
    • ►  April (62)
    • ►  March (33)
  • ►  2012 (27)
    • ►  March (23)
    • ►  February (4)
  • ►  2011 (26)
    • ►  January (26)
  • ►  2010 (249)
    • ►  December (33)
    • ►  November (31)
    • ►  October (32)
    • ►  September (31)
    • ►  August (34)
    • ►  July (34)
    • ►  June (31)
    • ►  May (23)

Faculdade do Dinheiro - O maior Clube de Membros - DOWNLOAD GRÁTIS