A Millward Brown, agência global líder de pesquisa, realizou hoje um evento para clientes e para o mercado no qual apresentou o resultado da pesquisa “Top Fanpages Brasil”, com o objetivo de identificar as “melhores práticas” no uso de redes sociais e plataformas digitais do Brasil e apresentar ao mercado as recomendações para se construir uma página bem sucedida no Facebook, que hoje conta com 37 milhões de fanpages e 53 bilhões de fãs.
O estudo, que revelou as 10 melhores fanpages do Brasil e que deverá ser replicado em outros países, foi realizado com fãs de 40 fanpages de marcas brasileiras, num total de 6.121 entrevistas entre os meses de maio a julho de 2013. Realizada com a metodologia FanIndex*, a pesquisa entrevistou os usuários que frequentam as fanpages das marcas, verificando: a opinião geral sobre a página, grau de atenção ao conteúdo, interesse em revisitar a página e a intenção de recomendá-la aos amigos.
“O que observamos no estudo é que as páginas com maior número de fãs não necessariamente são as que geram maior engajamento com o consumidor ou agregam valor à marca”, diz Valkiria Garré, CEO da Millward Brown. E acrescenta: “Nas fanpages ‘tamanho não é documento’ e para trazer resultados é necessário gerar interesse”.
De acordo com Adriana Castro, diretora de marketing de Dove, que obteve a maior pontuação na somatória de todos os elementos necessários para o sucesso de uma página, “é um privilegio para a Dove receber esse prêmio da Millward Brown. Acreditamos que o sucesso desse trabalho é fruto da forma como nos comunicamos com a nossa consumidora, com respeito e valorização da beleza real e da auto-estima feminina. O reflexo disso são as declarações de amor que recebemos todos os dias das nossas fãs. Este é um prêmio diário para Dove”.
Ranking das Top 10 Fanpages, com link para a página no Facebook:
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Os aspectos apontados pelo estudo, mais importantes para se ter uma fanpage de sucesso, são:
- Variedade com regularidade de posts, novas informações e noticias confiáveis sobre a marca; oferta de concursos e brindes; entrega de conteúdo interessante como promoção e oferta, pois o brasileiro gosta de ganhar algo em troca de ser fã da marca.
- Diversão: o brasileiro valoriza os posts com vídeos e imagens mais que a média mundial.
- Senso de comunidade: um dos elementos mais importantes, fundamental para o sucesso de Dove. “Tornar o fã parte do círculo intimo da marca é o diferencial para conseguir esse engajamento”, explica Silvia Quintanilha, vice-presidente de atendimento à clientes da Millward Brown.
- Inovação
- Interação: premie os fãs e encoraje a interação
- Informação útil: apresente sempre conteúdos relevantes e úteis
EM RESUMO:
· Fanpages são um canal importante para se comunicar com os consumidores, mas é preciso investir tempo e recursos para garantir que o que você está fazendo está certo.
· Certifique-se de que sua estratégia no Facebook vá além de simplesmente colecionar “likes” – O timeline oferece uma plataforma engajadora para a interação do consumidor, mas também pode expor aquelas páginas que não têm um plano consistente
· Aproveite a natureza social do Facebook oferecendo conteúdo que os fãs vão querer interagir ou compartilhar, ampliando o alcance da sua marca para além dos seus fãs atuais
OS PERIGOS DE ESTAR EXPOSTO
• Variedade é VITAL, portanto:
• NÃO poste as mesmas mensagens quando as últimas ainda estão óbvias na página
• NÃO fique em apenas um tipo de conteúdo
• NÃO mantenha a mesma imagem
• NÃO fique um longo tempo sem postar
O CAMINHO DO SUCESSO:
O que é esperado:
- mensagens regulares
- ofertas
- concursos/brindes
- informação de novos produtos
- notícias confiáveis da marca
Mas, o que é um diferencial (e crucial)
- ser divertido
- ter variedade
- trazer o senso de comunidade
- inovação
- interação
*Sobre a Metodologia FanIndex: A Millward Brown desenvolveu uma solução para medir a eficiência da marca junto a sua fanpage no Facebook, como parte de um conjunto mais amplo de soluções de avaliação de mídia social. O Fanindex proporciona uma avaliação quantitativa do desempenho da página através de diagnósticos atitudinais e comportamentais que ajudam os profissionais de marketing a otimizar o conteúdo da fanpage.
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