A dinâmica de grupo em vendas é muito utilizada para identificar as qualidades pessoais e as falhas de cada colaborador. A finalidade disso não é eliminar uma mão de obra fraca mas, sim, trabalhar essas falhas ou fazer alguma mudança de procedimento para melhorar a produtividade.
A dinâmica pode trazer na programação:
• Trabalho em equipe, para avaliar a capacidade de interação entre os colegas, relacionamento, postura;
• Venda de um produto aparentemente estanho, como uma cadeira sem perna, para testar a argumentação e a criatividade;
• Produção de textos com argumentos de venda, característica de um certo produto, suas vantagens e benefícios;
• Elaboração de estratégias de marketing, para avaliar criatividade.
Outras análises podem ser feitas durante a observação dos participantes na dinâmica. Quando, por exemplo, estipula-se um limite de tempo para as atividades, a resistência à pressão no trabalho pode ser avaliada.
Para adequar uma dinâmica de grupo em vendas, ou na sua equipe, é preciso saber exatamente o objetivo da dinâmica, ou em qual nível profissional será aplicada – diretores e gerentes? Vendedores e supervisores? Um profissional qualificado de recursos humanos tem o conhecimento para aplicar um teste direcionado para cada um dos níveis hierárquicos da empresa.
Fonte: Portal da Educação
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