Thursday, July 4, 2013

Os dez comerciais mais lembrados dos anos 80 e 90

Esse vai para aqueles que atravessaram o ciclo de ouro da criação publicitária brasileira nos anos 80 e 90 do século passado. 

O Marketizador realizou uma pesquisa induzida durante todo o mês de Junho através de emails, redes sociais e entrevistas pessoais, que apontou os dez comerciais mais lembrados das duas últimas décadas dos século XX. O resultado você confere abaixo:

Obs: caso você tenha mais algum dado sobre estes filmes publicitários, comente. Teremos o maior prazer em adicionar seus comentários relevantes ao post.

10º Lugar - Banco Nacional - Natal - Ano 1985



9º Lugar -  Bunny's Jeans - Ano 1989



8º Lugar - Dona de casa - Baton Garoto - Ano 1992

A garota hipnotizadora do filme chama-se Vanessa Labonia. Há muito não quis pertencer mais ao mundo artístico, embora depois do comercial tenha feito participações em Mara Maravilha. Hoje é casada, tem filha e é advogada. Boa sorte Vanessa. Mande notícias aqui pro Marketizador. Continuamos seus fãs!



7º Lugar - Poupança Bamerindus - Ano 1990

A poupança Bamerindus certamente já passou dessa pra melhor, ou pior pra alguns. Contudo, o bordão "O tempo passa, o tempo voa..." entrou no jargão popular e até hoje ainda pode ser ouvido nas vozes da geração de 40 anos, quando quer dar um ar de que passam-se as dificuldades, mas tudo ainda continua bem!



6º Lugar - Pipoca com Guaraná - guaraná Antarctica - Ano 1991

Aqui o sucesso é o jingle. A musiquinha que insiste em pegar em você e dar vontade de te fazer correr de volta aos anos 90 com toda a jovialidade que a década propunha. Ainda houve um remake desse comercial que você pode conferir aqui: http://www.youtube.com/watch?v=iJTPNh_6JFY   Mais um case de sucesso da agência DM9DDB.



5º Lugar - Siris - Brahma Chopp - Ano 2000

Até que a proibição de animaizinhos, motivos infantis, ou coisas do tipo entrasse em vigor, os siris da Brahma, junto com a tartaruguinha, já tinham feito o maior sucesso. E entre a galera, não havia quem não zuasse o outro com o "na, na, na, na, na, na, na" que o sirizinho sem-vergonha faz no final desse filme.



4º Lugar - Primeiro Sutiã - Valisére - Ano 1987

Esse é o supra-sumo dos comerciais. Marcou época, marcou pessoas, apaixonou homens, encantou mulheres... Foi concebido em um tempo em que as coisas eram mais românticas ou menos hipócritas. A atriz era Patrícia Luchesi  ele tinha apenas 11 anos de idade, e mesmo assim, atuou em um comercial onde apresentava a emoção da mocinha ao receber o seu primeiro sutiã. Hoje, seria inconcebível uma menina dessa idade deixar parte dos seus seios à mostra. Com toda a inocência, não faltavam marmanjos que sonhavam em estar só em casa no momento em que o comercial passasse.

A última notícia que eu tenho dessa musa de gerações, é que trabalhou na novela Poder Paralelo da Record em 2009. Saudades, Patrícia!


Quem quiser assistir em melhor qualidade e comparar as emoções, clique aqui: http://www.bossanovafilms.com.br/portifolio/o-primeiro-sutia


3º Lugar - Aquarela - Faber Castell - 1983



2º Lugar - Cego - Casas Lux Ótica - Ano 1979/80

Um dos trabalhos mais premiados e lembrados de todos os tempos. Pra quem já apresenta uns fiozinhos de cabelos brancos, é fácil declamar parte do texto dele. Certamente, hoje, a Itaity (agência) teria problemas com ele, a começar pela patrulha do hipocritamente correto que não deixaria o nome da peça ser assinada como "Cego", no mínimo, exigiriam que mudasse para "Portador de deficiência visual". Mas esquecendo isso, é belíssima, tocante e impactante. Foi a primeira propaganda a apresentar aos "normais" o dificultoso mundo dos deficientes. Ousado, então!



1º Lugar - Mamíferos - Parmalat - Ano 1996

Ahhhh... isso foi previsível. Essa campanha mexeu com o Brasil inteiro. Desde a emoção causada com o comercial até a ação de troca de embalagens pelos bichinhos mamíferos de pelúcia. Foi estrondoso. Pra completar o sucesso, uma simples palavrinha do final do filme virou bordão: " Tomou?". 
O talento de criação foi do gigante Nizan Guanaes, a agência DM9DDB.


Há ainda um remake com os mesmos atorezinhos, agora 11 anos mais velhos em 2007. Particularmente, gostei muito da gatinha dizendo "ô" quando perguntada se tomou. :) 
Assistam aqui: http://www.youtube.com/watch?v=d8-L8luPacQ


Por César W. Costa







Posted by Coderz LAB at 1:40 PM
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest
Labels: publicidade

No comments:

Post a Comment

Newer Post Older Post Home
Subscribe to: Post Comments (Atom)
Powered by Blogger.

Blog Archive

  • ►  2014 (14)
    • ►  January (14)
  • ▼  2013 (563)
    • ►  December (36)
    • ►  November (44)
    • ►  October (50)
    • ►  September (36)
    • ►  August (92)
    • ▼  July (89)
      • Coca-Cola leva 100 amigos para a Copa do Mundo
      • Clube Ganhar Dinheiro
      • A fórmula da abundância financeira
      • Como ganhar na internet
      • Mãos são as protagonistas do simpático comercial d...
      • Ação, válida para o plano pré-pago, inclui comunic...
      • abundância
      • Sem briefing, diretores são desafiados a criarem p...
      • Ambev realiza ação solidária com o Lar da Redenção
      • Promoção cultural do Pernambuco Dá Sorte continua ...
      • Milagre Financeiro: Conselhos para Empreendedores ...
      • 3 Vídeos Grátis para Ganhar Dinheiro!
      • Liberdade Financeira:
      • Deus me faz PROSPERAR
      • Como Ganhar Dinheiro no Hotmart
      • Grupo EcoCharme em parceria com Heineken e Distrib...
      • Promoção Petrobras sorteará 60 carros e 3,6 mil pr...
      • Festa dos Estudantes em Triunfo terá CAT e Ouvidor...
      • Igreja Apostolica ADONAI: Vencendo o Espírito de D...
      • Faculdade do Dinheiro
      • Shopping Recife sorteia Harley-Davidson no mês dos...
      • Novo comercial da Amanco com Du Moscovis no vestiá...
      • Fernanda Lima alegra vendedoras no novo "Momento D...
      • Promoção da Heineken levará centenas de fãs ao Roc...
      • A realeza da música eletrônica aporta no Recife
      • Criação da Gruponove “Maridos no Tanque” é premiad...
      • Perfis de empreendedores
      • Gruponove abre vagas para programa de estágio
      • Powerade promove 3ª maratona no Recife
      • Embalagens dos lácteos Vigor trará personagens do ...
      • Megasports leva ouro no Colunistas Nordeste 2013
      • Chega ao Recife dois grandes cursos de arte dramát...
      • Dois comerciais da Hungry Man são indicados ao EMM...
      • Sobremesas Dr.Oetker voltam à TV em campanha da Mood
      • Livro Unção que Enriquece
      • O libertador financeiro
      • Prosperidade total
      • Prosperar é dom de Deus
      • Milagre Financeiro: DOM DE ADQUIRIR RIQUEZAS
      • Jota Quest e Cidade Negra na mesma Frequência
      • A Brahma patrocina o evento sertanejo Tim na Estrada
      • Feliz dia do Amigo!
      • Jeová Jire
      • Igreja Apostolica ADONAI: Presença de Deus é um pr...
      • Oraçao em Linguas: ESTRUTURA DE MAMON
      • Autoridade Apostólica
      • Campanha da Chevrolet mostra evolução e faz suspen...
      • Fiat faz ação em arraial solidário‏ pro GAC - PE
      • Propeg cria campanha que alerta sobre riscos do tr...
      • Gastos de estrangeiros superam as expectativas na ...
      • São João rendeu R$ 250 milhões para o turismo de P...
      • Tatá Werneck apresenta "Teste do Sofá" no canal da...
      • Evento: Líderes de marketing debatem como transfor...
      • head&shoulders coloca “tradutor” Joel Santana para...
      • ‘Minha Pizza Premiada’ da Atlântico já tem as três...
      • Cerveja Petra foca na mídia impressa
      • Samsung leva consumidores para viver dia de piloto...
      • Matte Leão renova identidade visual
      • Jac Motors apresenta J3 e J3 Turin
      • Campanha Mais Noronha 2013 supera expectativas
      • Cerveja Weltenburger Kloster estreia na mídia
      • Rota Outdoor divulga o novo produto da linha Invicto
      • Comunicado oficial da WPP anuncia GREY BRASIL
      • Shopping Recife lança promoção para o Dia do Amigo
      • Campanha mostra homens embaraçados lendo livro eró...
      • Dinâmica de Grupo: Observação pra melhoria dos pro...
      • Lançado o IV Prêmio Pernambuco de Propaganda
      • Plantar e o segredo!
      • Pastor Ariston Junior
      • Polêmica: Projeto de lei proibe família gay em pub...
      • Motivo é vendido ao Grupo Abril de Educação
      • Novo Outback aporta no Shopping Recife
      • Prêmio Inovação Dá Sorte distribuirá R$ 30 mil em ...
      • HMG oferece curso gratuito de “Como prevenir acide...
      • Campanha da Natura SOU alia prazer com a eco respo...
      • ABRADI promove encontro em Recife e anuncia grande...
      • Campanha da Naldecon abre temporada de caça à gripe
      • Crystal propõe a revanche das mulheres
      • Potencial turístico do nordeste é tema do Salão Ro...
      • Os dez comerciais mais lembrados dos anos 80 e 90
      • Megasports garante presença no pernambucano 2014
      • Rio 2016 e Sebrae firmam parceria para qualificaçã...
      • Maybelline NY lança ação que envolve blogs na divu...
      • Shopping Recife realiza mais uma edição de“A Maior...
      • Agora é a vez de Du Moscovis em comercial da Amanc...
      • Philips Sound lança a "Mesa que você precisa ouvir"
      • Allianz lança nova campanha publicitária
      • Itaipava mostra jeito 100% carioca de ser com Gagl...
      • Evento apresenta perspectivas de mercado para agên...
    • ►  June (54)
    • ►  May (67)
    • ►  April (62)
    • ►  March (33)
  • ►  2012 (27)
    • ►  March (23)
    • ►  February (4)
  • ►  2011 (26)
    • ►  January (26)
  • ►  2010 (249)
    • ►  December (33)
    • ►  November (31)
    • ►  October (32)
    • ►  September (31)
    • ►  August (34)
    • ►  July (34)
    • ►  June (31)
    • ►  May (23)

Faculdade do Dinheiro - O maior Clube de Membros - DOWNLOAD GRÁTIS