Esse vai para aqueles que atravessaram o ciclo de ouro da criação publicitária brasileira nos anos 80 e 90 do século passado.
O Marketizador realizou uma pesquisa induzida durante todo o mês de Junho através de emails, redes sociais e entrevistas pessoais, que apontou os dez comerciais mais lembrados das duas últimas décadas dos século XX. O resultado você confere abaixo:
Obs: caso você tenha mais algum dado sobre estes filmes publicitários, comente. Teremos o maior prazer em adicionar seus comentários relevantes ao post.
10º Lugar - Banco Nacional - Natal - Ano 1985
9º Lugar - Bunny's Jeans - Ano 1989
8º Lugar - Dona de casa - Baton Garoto - Ano 1992
A garota hipnotizadora do filme chama-se Vanessa Labonia. Há muito não quis pertencer mais ao mundo artístico, embora depois do comercial tenha feito participações em Mara Maravilha. Hoje é casada, tem filha e é advogada. Boa sorte Vanessa. Mande notícias aqui pro Marketizador. Continuamos seus fãs!
7º Lugar - Poupança Bamerindus - Ano 1990
A poupança Bamerindus certamente já passou dessa pra melhor, ou pior pra alguns. Contudo, o bordão "O tempo passa, o tempo voa..." entrou no jargão popular e até hoje ainda pode ser ouvido nas vozes da geração de 40 anos, quando quer dar um ar de que passam-se as dificuldades, mas tudo ainda continua bem!
6º Lugar - Pipoca com Guaraná - guaraná Antarctica - Ano 1991
Aqui o sucesso é o jingle. A musiquinha que insiste em pegar em você e dar vontade de te fazer correr de volta aos anos 90 com toda a jovialidade que a década propunha. Ainda houve um remake desse comercial que você pode conferir aqui: http://www.youtube.com/watch?v=iJTPNh_6JFY Mais um case de sucesso da agência DM9DDB.
5º Lugar - Siris - Brahma Chopp - Ano 2000
Até que a proibição de animaizinhos, motivos infantis, ou coisas do tipo entrasse em vigor, os siris da Brahma, junto com a tartaruguinha, já tinham feito o maior sucesso. E entre a galera, não havia quem não zuasse o outro com o "na, na, na, na, na, na, na" que o sirizinho sem-vergonha faz no final desse filme.
4º Lugar - Primeiro Sutiã - Valisére - Ano 1987
Esse é o supra-sumo dos comerciais. Marcou época, marcou pessoas, apaixonou homens, encantou mulheres... Foi concebido em um tempo em que as coisas eram mais românticas ou menos hipócritas. A atriz era Patrícia Luchesi ele tinha apenas 11 anos de idade, e mesmo assim, atuou em um comercial onde apresentava a emoção da mocinha ao receber o seu primeiro sutiã. Hoje, seria inconcebível uma menina dessa idade deixar parte dos seus seios à mostra. Com toda a inocência, não faltavam marmanjos que sonhavam em estar só em casa no momento em que o comercial passasse.
A última notícia que eu tenho dessa musa de gerações, é que trabalhou na novela Poder Paralelo da Record em 2009. Saudades, Patrícia!
Quem quiser assistir em melhor qualidade e comparar as emoções, clique aqui: http://www.bossanovafilms.com.br/portifolio/o-primeiro-sutia
3º Lugar - Aquarela - Faber Castell - 1983
2º Lugar - Cego - Casas Lux Ótica - Ano 1979/80
Um dos trabalhos mais premiados e lembrados de todos os tempos. Pra quem já apresenta uns fiozinhos de cabelos brancos, é fácil declamar parte do texto dele. Certamente, hoje, a Itaity (agência) teria problemas com ele, a começar pela patrulha do hipocritamente correto que não deixaria o nome da peça ser assinada como "Cego", no mínimo, exigiriam que mudasse para "Portador de deficiência visual". Mas esquecendo isso, é belíssima, tocante e impactante. Foi a primeira propaganda a apresentar aos "normais" o dificultoso mundo dos deficientes. Ousado, então!
1º Lugar - Mamíferos - Parmalat - Ano 1996
Ahhhh... isso foi previsível. Essa campanha mexeu com o Brasil inteiro. Desde a emoção causada com o comercial até a ação de troca de embalagens pelos bichinhos mamíferos de pelúcia. Foi estrondoso. Pra completar o sucesso, uma simples palavrinha do final do filme virou bordão: " Tomou?".
O talento de criação foi do gigante Nizan Guanaes, a agência DM9DDB.
Há ainda um remake com os mesmos atorezinhos, agora 11 anos mais velhos em 2007. Particularmente, gostei muito da gatinha dizendo "ô" quando perguntada se tomou. :)
Assistam aqui: http://www.youtube.com/watch?v=d8-L8luPacQ
Por César W. Costa
No comments:
Post a Comment