Thursday, July 18, 2013

Gastos de estrangeiros superam as expectativas na Copa

O Ministério do Turismo (MTur) divulga, nesta quarta-feira (17), a segunda rodada de resultados preliminares de um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas sobre a qualidade da infraestrutura e dos serviços turísticos da Copa das Confederações. 

Realizado a pedido do MTur, o levantamento traz novidades em relação à primeira apuração. Foram analisados os dados de 7.357 entrevistados, do total de 14 mil entrevistas feitas durante os jogos. 

A primeira novidade é o alto gasto médio entre os turistas estrangeiros, de R$ 4.854 durante a viagem, e de R$ 1.042 entre os turistas brasileiros. O valor inclui gastos como hospedagem, transporte e alimentação.

“É um gasto superior à média dos turistas internacionais no país, que raramente ultrapassa os R$ 2.500”, disse José Francisco Lopes, diretor do departamento de Estudos e Pesquisas do ministério do Turismo. “O turista de grandes eventos tem renda média familiar de cerca de R$ 25 mil”. 
A permanência média no Brasil foi de 14,4 dias entre os visitantes de fora e de 3,3 dias entre os turistas brasileiros.

A maior parte dos turistas brasileiros da Copa das Confederações é paulista (30,2%), de acordo com a apuração. Os pernambucanos (8,3%) ocupam a segunda posição, seguidos pelos mineiros (6,7%), fluminenses (5,8%) e paraibanos (5,5%).

Entre os turistas internacionais, os mexicanos (30,9%) foram os mais presentes, seguidos pelos americanos (13,7%), uruguaios (9,2%), espanhóis (7,4%) e japoneses (7%). Vale destacar que entre os maiores emissores internacionais, os americanos são os únicos turistas sem uma seleção que os representasse nos jogos da Copa das Confederações.

“A aposta é que americanos e mexicanos estejam entre os grandes emissores de turistas para o Copa do Mundo no Brasil”, disse José Francisco Lopes, diretor do departamento de Estudos e Pesquisas do ministério do Turismo.


A Pesquisa

Os dados iniciais da primeira prévia da pesquisa se mantiveram: o grau de satisfação de turistas brasileiros e estrangeiros está acima de 50% em mais da metade dos serviços avaliados. O preço da alimentação nos estádios é considerado ruim ou muito ruim pela maior parte dos participantes (78,2%)
Os itens de infraestrutura das cidades-sede mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros foram os serviços de transporte privado (83,1%), a limpeza das ruas (78,3%) e a segurança pública (71,7%).

Já os serviços turísticos mais bem vistos são os restaurantes (91,5%), a diversão noturna (86,2%) e o local de hospedagem (84,8%). O que mais chamou a atenção do turista nas cidades-sede foi a qualidade dos estádios, aparecendo nas três primeiras posições: qualidade dos estádios (95,3%), seguido pelo conforto de suas instalações (95,3%) e a disponibilidade dos funcionários para dar informações (89,5%).

Os turistas estrangeiros foram abordados na área restrita dos aeroportos, no retorno para seus países de origem. A maior parte do público em geral se hospedou em hotéis (58,4%) e casas de família (37,1%). O preço dos meios de hospedagem receberam aprovação da maior parcela dos entrevistados (68,4%).

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) entrevistou 14 mil pessoas, sendo 10 mil turistas brasileiros e estrangeiros nos arredores dos estádios, hotéis, estabelecimentos públicos, comércios e locais de retiradas de ingressos das seis cidades-sede e quatro mil turistas estrangeiros nos aeroportos de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e no aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos. Os dados completos consolidados serão divulgados nas próximas semanas.
Posted by Coderz LAB at 6:54 AM
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest
Labels: turismo

No comments:

Post a Comment

Newer Post Older Post Home
Subscribe to: Post Comments (Atom)
Powered by Blogger.

Blog Archive

  • ►  2014 (14)
    • ►  January (14)
  • ▼  2013 (563)
    • ►  December (36)
    • ►  November (44)
    • ►  October (50)
    • ►  September (36)
    • ►  August (92)
    • ▼  July (89)
      • Coca-Cola leva 100 amigos para a Copa do Mundo
      • Clube Ganhar Dinheiro
      • A fórmula da abundância financeira
      • Como ganhar na internet
      • Mãos são as protagonistas do simpático comercial d...
      • Ação, válida para o plano pré-pago, inclui comunic...
      • abundância
      • Sem briefing, diretores são desafiados a criarem p...
      • Ambev realiza ação solidária com o Lar da Redenção
      • Promoção cultural do Pernambuco Dá Sorte continua ...
      • Milagre Financeiro: Conselhos para Empreendedores ...
      • 3 Vídeos Grátis para Ganhar Dinheiro!
      • Liberdade Financeira:
      • Deus me faz PROSPERAR
      • Como Ganhar Dinheiro no Hotmart
      • Grupo EcoCharme em parceria com Heineken e Distrib...
      • Promoção Petrobras sorteará 60 carros e 3,6 mil pr...
      • Festa dos Estudantes em Triunfo terá CAT e Ouvidor...
      • Igreja Apostolica ADONAI: Vencendo o Espírito de D...
      • Faculdade do Dinheiro
      • Shopping Recife sorteia Harley-Davidson no mês dos...
      • Novo comercial da Amanco com Du Moscovis no vestiá...
      • Fernanda Lima alegra vendedoras no novo "Momento D...
      • Promoção da Heineken levará centenas de fãs ao Roc...
      • A realeza da música eletrônica aporta no Recife
      • Criação da Gruponove “Maridos no Tanque” é premiad...
      • Perfis de empreendedores
      • Gruponove abre vagas para programa de estágio
      • Powerade promove 3ª maratona no Recife
      • Embalagens dos lácteos Vigor trará personagens do ...
      • Megasports leva ouro no Colunistas Nordeste 2013
      • Chega ao Recife dois grandes cursos de arte dramát...
      • Dois comerciais da Hungry Man são indicados ao EMM...
      • Sobremesas Dr.Oetker voltam à TV em campanha da Mood
      • Livro Unção que Enriquece
      • O libertador financeiro
      • Prosperidade total
      • Prosperar é dom de Deus
      • Milagre Financeiro: DOM DE ADQUIRIR RIQUEZAS
      • Jota Quest e Cidade Negra na mesma Frequência
      • A Brahma patrocina o evento sertanejo Tim na Estrada
      • Feliz dia do Amigo!
      • Jeová Jire
      • Igreja Apostolica ADONAI: Presença de Deus é um pr...
      • Oraçao em Linguas: ESTRUTURA DE MAMON
      • Autoridade Apostólica
      • Campanha da Chevrolet mostra evolução e faz suspen...
      • Fiat faz ação em arraial solidário‏ pro GAC - PE
      • Propeg cria campanha que alerta sobre riscos do tr...
      • Gastos de estrangeiros superam as expectativas na ...
      • São João rendeu R$ 250 milhões para o turismo de P...
      • Tatá Werneck apresenta "Teste do Sofá" no canal da...
      • Evento: Líderes de marketing debatem como transfor...
      • head&shoulders coloca “tradutor” Joel Santana para...
      • ‘Minha Pizza Premiada’ da Atlântico já tem as três...
      • Cerveja Petra foca na mídia impressa
      • Samsung leva consumidores para viver dia de piloto...
      • Matte Leão renova identidade visual
      • Jac Motors apresenta J3 e J3 Turin
      • Campanha Mais Noronha 2013 supera expectativas
      • Cerveja Weltenburger Kloster estreia na mídia
      • Rota Outdoor divulga o novo produto da linha Invicto
      • Comunicado oficial da WPP anuncia GREY BRASIL
      • Shopping Recife lança promoção para o Dia do Amigo
      • Campanha mostra homens embaraçados lendo livro eró...
      • Dinâmica de Grupo: Observação pra melhoria dos pro...
      • Lançado o IV Prêmio Pernambuco de Propaganda
      • Plantar e o segredo!
      • Pastor Ariston Junior
      • Polêmica: Projeto de lei proibe família gay em pub...
      • Motivo é vendido ao Grupo Abril de Educação
      • Novo Outback aporta no Shopping Recife
      • Prêmio Inovação Dá Sorte distribuirá R$ 30 mil em ...
      • HMG oferece curso gratuito de “Como prevenir acide...
      • Campanha da Natura SOU alia prazer com a eco respo...
      • ABRADI promove encontro em Recife e anuncia grande...
      • Campanha da Naldecon abre temporada de caça à gripe
      • Crystal propõe a revanche das mulheres
      • Potencial turístico do nordeste é tema do Salão Ro...
      • Os dez comerciais mais lembrados dos anos 80 e 90
      • Megasports garante presença no pernambucano 2014
      • Rio 2016 e Sebrae firmam parceria para qualificaçã...
      • Maybelline NY lança ação que envolve blogs na divu...
      • Shopping Recife realiza mais uma edição de“A Maior...
      • Agora é a vez de Du Moscovis em comercial da Amanc...
      • Philips Sound lança a "Mesa que você precisa ouvir"
      • Allianz lança nova campanha publicitária
      • Itaipava mostra jeito 100% carioca de ser com Gagl...
      • Evento apresenta perspectivas de mercado para agên...
    • ►  June (54)
    • ►  May (67)
    • ►  April (62)
    • ►  March (33)
  • ►  2012 (27)
    • ►  March (23)
    • ►  February (4)
  • ►  2011 (26)
    • ►  January (26)
  • ►  2010 (249)
    • ►  December (33)
    • ►  November (31)
    • ►  October (32)
    • ►  September (31)
    • ►  August (34)
    • ►  July (34)
    • ►  June (31)
    • ►  May (23)

Faculdade do Dinheiro - O maior Clube de Membros - DOWNLOAD GRÁTIS