O potencial turístico da região Nordeste é tema do Salão Rota 101 Nordeste, que acontece até sábado (6), em Natal (RN). O objetivo da feira itinerante é integrar 57 cidades nordestinas dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, todas localizadas às margens da rodovia BR-101. O salão terá 180 estandes e mais de 700 agentes de viagem expondo destinos de aventura e religiosos, experiências de gastronomia e eventos culturais.
“O Nordeste deve usar a vocação turística para desenvolver a economia da região”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do MTur, divulgado recentemente, mostra que o Nordeste é a região preferida dos brasileiros para as viagens dos próximos seis meses. A maior parte dos entrevistados (52,3%) pretende ir para cidades nordestinas, enquanto que 25,8% querem ir para o Sudeste e 12,4% para a região Sul.
A feira ocorre em um dos meses de maior fluxo de turistas no país. O Nordeste é a segunda região que mais recebe turistas (30%) no país, atrás do Sudeste, com 36,5% e Sul, com 18,5%. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de emissores de turistas para o Nordeste.
Estados acreditam muito no salão, como é o caso de Pernambuco, que através de sua Secretaria de Turismo (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), que participa do evento com três diferentes estandes: Um institucional, um gastronômico (com o chefe Alcindo Queiroz, do restaurante Patuá, localizado em Olinda) e um cultural com mostras do artesanato pernambucano.
No comments:
Post a Comment