Foto: http://rochannesantos.wordpress.com |
E Com mais de 1,5 milhão de habitantes e uma rotina frenética de cidade grande, o Recife guarda importantes referências históricas e patrimônios culturais em seus bairros. Parte dessas riquezas está registrada na segunda edição do especial Algomais Tudo – Bairros do Recife, que circula entre formadores de opinião, políticos, empresários e jornalistas. A publicação traz detalhes do passado e perspectivas para o futuro de 22 dos 94 bairros da capital pernambucana, além de dados demográficos sobre cada um e outros recursos, como um catálogo com contatos dos Poderes Executivos e Legislativo do município.
Com o Algomais Tudo – Bairros do Recife, a revista mantém o posicionamento de sempre contribuir para o fortalecimento da cidadania através da informação. A produção do material foi realizada pela Signo Comunicação, com participação dos historiadores Mário Ribeiro, Carlos André Silva de Moura e Marla Dezi. Além das jornalistas Bruna Cruz e Emídia Felipe. Para a diretora da Signo, Kássia Alcântara, o conteúdo valoriza a ligação das pessoas com os lugares onde vivem: “Conhecer o próprio bairro e ter consciência da ligação dele com a história do Recife só contribui para o sentimento de pertencimento à cidade”.
A primeira edição do especial Algomais Tudo – Bairros do Recife foi lançada em novembro de 2011, com destaques, história e referências de 28 bairros. Nesta publicação, o texto de cada um das 22 localidades – que não são as mesmas da edição passada – vem acompanhado de dados como população residente, quantidade de domicílios e rendimento médio domiciliar.
“As informações são extraídas do Censo Demográfico 2010 do IBGE e ajudarão o leitor a dimensionar o bairro, tanto para os que não conhecem como os para os que moram no local”, completa Kássia Alcântara. Ela lembra que há pessoas que, mesmo morando em determinada área, muitas vezes se surpreendem quando se deparam com dados que dão o perfil do bairro. “O catálogo com os contatos de vereadores e secretarias do município também será um importante instrumento de consulta”, finaliza.
Estrutura
O especial tem 80 páginas, com textos e fotos, e impressão colorida em papel couche. O designer João Paulo Angelim, responsável pela nova diagramação da publicação, revela que o projeto gráfico é refinado, com a predominância de dourados, linhas suaves e recortes inusitados de foto. “Estamos usando também um padrão visual mais despojado”, pontua.
O material foi elaborado a partir de pesquisa em bibliográfica e visita aos bairros e deve ser destinado não apenas para saciar a curiosidade de leitores habituais da Algomais, como também para servir de ferramenta no ensino. A revista começa com uma apresentação geral do Recife. Em seguida, traz um mapa da cidade com divisão por bairros e lista de nomes. Ao longo das páginas, a divisão das localidades segue a mesma ordem da edição anterior, com agrupamento por cada uma das seis regiões político-administrativas (RPAs). Ao ser iniciada uma seção, é exibido um mapa da RPA correspondente, com a divisão geográfica dos bairros e a lista com seus nomes, com destaque para os bairros que serão abordados nos textos na sequência.
Entre os bairros escolhidos para a segunda edição estão: Água Fria, Alto José do Pinho, Arruda, Brasília Teimosa, Bomba do Hemetério, Cabanga, Casa Amarela, Cordeiro, Engenho do Meio, Ibura, Ilha do Retiro, Ipsep, Iputinga, Mangueira, Morro da Conceição, Parnamirim, Peixinhos, San Martin, Santo Amaro, Sítio dos Pintos, Soledade e Tejipió.
No comments:
Post a Comment